Você já pensou em ter o seu próprio negócio e montar uma sorveteria?

Você já pensou em ter o seu próprio negócio e montar uma sorveteria?
Você já pensou em ter o seu próprio negócio e montar uma sorveteria?

O Brasil ocupa o 6º lugar no ranking mundial de consumo de sorvetes, portanto, é um segmento que pode oferecer uma bela oportunidade para quem busca empreender. Aqui vão algumas dicas importantes para quem está à procura de um caminho para ter o seu próprio negócio.

Estude a atividade: Pesquise, busque informações que abasteçam seu conhecimento diante do segmento, porque segundo o Sebrae, 50% das empresas no Brasil encerram suas atividades antes de completar três anos. Sendo assim, converse com empresários que já atuam no ramo para saber os prós e contras do negócio. Conhecer sobre fornecedores também é fundamental! Essa experiência de quem já está na atividade, de como lidou com problemas do setor, certamente fornecerão subsídios para tomar as melhores decisões e encontrar soluções para vencer no seu negócio.

Tenha um plano de negócios: Um plano de negócios nada mais é que um documento e/ou relatório de planejamento que visa organizar caminhos que serão seguidos para que os objetivos da empresa possam ser colocados em prática com segurança.  Estas metas descritas, diminuem as margens de “erros’’ no mercado, trazendo a solução para os problemas antes mesmo de tirá-los do papel. Benefícios na elaboração de um plano de negócios:

  • Conhecimento de seu negócio;
  • Aumento da viabilidade das operações;
  • Crescimento sustentável;
  • Investimentos;
  • Expansão da marca;
  • Projeções financeiras;
  • Permite conhecer os concorrentes;
  • Surgimento de oportunidades;
  • Conhecimento de suas necessidades.

Faça uma análise de Swot: Você precisa saber que a análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico que busca analisar interna e externamente sua empresa. A tradução dessa sigla nos permite fazer o levantamento de 4 pontos importantes: Forças e Fraquezas, que tratam sobre a sua empresa, o seu negócio (ambiente interno); e Oportunidades e Ameaças, que dependem de movimentos do mercado (ambiente externo).

Conheça sua concorrência: É preciso conhecimento de como seus concorrentes atuam no mercado e a partir daí você precisa organizar sua atuação sabendo dos pontos fortes e fracos deles, dos diferenciais e montar sua estratégia.

Localização e espaço: Uma das dicas mais importantes é a localização da sorveteria e o espaço. Locais de grande fluxo precisam ser priorizados nessa análise, assim como o espaço que deve oferecer conforto e praticidade aos clientes e equipe de trabalho. Um projeto conceitual de visual é necessário para atrair os clientes para o seu estabelecimento.

Tenha todos os equipamentos necessários: Anote os equipamentos e móveis que você precisará comprar ou alugar para começar a montar sua sorveteria:

  • Balcões para o atendimento;
  • Mesas e cadeiras;
  • Freezers para exposição dos sorvetes e para armazenamento do estoque;
  • Mesas para coberturas frias e quentes;
  • Balança para vendas por quilo;
  • Batedeira industrial;
  • Liquidificador industrial;
  • Utensílios para servir e armazenar o produto (casquinhas, potinhos, isopores, colheres, guardanapos, sacolas plásticas);
  • Maturadores.

Controle financeiro: Faça uma boa gestão financeira. É nesse ponto que muitos negócios naufragam. Então a utilização de um software de gestão e um controle rígido oferecerão sustentabilidade ao negócio.

Investimento inicial: A estimativa total para iniciar este negócio é de R$ 30 mil, levando em consideração uma estrutura de pequeno porte. Entretanto, se optar por montar uma sorveteria tradicional, é indicado pesquisar custos de manutenção e prazo de retorno do investimento, com a Diêlo, comodatamos os freezers para minimizar o seu investimento com estes equipamentos.

Estude a persona/cliente: Conhecer bem o cliente é uma das etapas fundamentais para que você tenha sucesso no seu negócio. É nessa persona que você deve se concentrar e trabalhar para que ela seja recebida adequadamente em seu estabelecimento, além de atraí-la da forma adequada para o seu negócio.

Busque qualificação e fique atento à burocracia: Procure cursos e workshops sobre a atividade para estar devidamente atualizado sobre sorveterias e os diversos tipos que dela existem. E quando se trata de alimentos, a burocracia deve ser observada atentamente. Legislações necessárias para o comércio de sorvetes (alimentos no geral):

  • Lei nº 7967/1989 Institui os valores de multas a serem pagas por infringir a legislação sanitária, altera a Lei n° 6.437, de 20 de agosto de 1977, e dá outras providências; 
  • Resolução RDC nº 275, dispõe sobre o regulamento técnico de boas práticas de fabricação para estabelecimentos industrializadores de gelados comestíveis;
  • Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, institui normas básicas sobre alimentos.

Inove e seja reconhecido: Traga novos complementos, invente um novo jeito de receber as pessoas, tenha uma identidade visual atrativa, venda no delivery, busque motivos pelos quais as pessoas se sintam bem em seu estabelecimento. Converse com seus clientes e fique atento à novidades e produtos que possam agregar valor na sua atividade, como alguns que combinem com sorvete e também possam ser comercializados no seu espaço. As pessoas cada vez mais buscam conforto, bem-estar e lugares que as façam felizes, então não limite-se a fazer o básico, surpreenda seus clientes e trabalhe muito, desta forma, sua chance de ter sucesso será ainda maior.

Conte com a Diêlo e seus mais de 36 anos de história e experiência para ser seu parceiro de negócios!